Quem Somos
O Corredor Social da Educação é fruto de um trabalho realizado em conjunto e articulado por meio do Comitê Social do Jardim Canadá desde 2021. O Comitê Social do Jardim do Canadá é um fórum de diálogo proposto pela Vale, que reúne líderes comunitários, representantes de escolas públicas, de equipamentos e serviços públicos, de organizações sociais e de empresas que trocam informações e experiências, buscam atuar de forma integrada e desenvolver ações coletivas com foco no desenvolvimento comunitário. As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e as políticas públicas formam um corredor de possibilidades para o desenvolvimento de crianças e adolescentes do Jardim Canadá e região, em Nova Lima (MG). A Educação de qualidade, integrada a diversas ações em outras áreas, é a linha central de nossa atuação.
O Corredor Social da Educação tem como base a adoção de metas e indicadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) adaptadas para a realidade do Jardim Canadá, bairro que apresenta condições de maior vulnerabilidade no município de Nova Lima (MG). A escolha da Educação como o foco do Plano de Desenvolvimento Comunitário do Jardim Canadá e região partiu da experiência dos atores locais que trabalham com crianças e suas famílias diariamente, e a constatação do aumento das vulnerabilidades no processo educativo e social de crianças e adolescentes devido à pandemia. Ele também tem entre suas inspirações a experiência do Harlem Children’s Zone (www.hcz.org), uma iniciativa que apoia o desenvolvimento de crianças e adolescentes ao longo da vida, garantindo acesso a educação de qualidade de forma contínua e consistente, promovendo assim a inclusão social e possibilitando o rompimento o ciclo da pobreza de forma intergeracional. Os integrantes do Comitê Social entendem que as ações no campo da Educação têm o potencial de gerar um impacto positivo em diversas áreas dentro da comunidade, assim como deixar um legado para futuras gerações.
O Corredor Social da Educação conta com a participação de instituições de referência e adesão de vários atores locais, governamentais e não governamentais. Todos esses atores participam, de forma permanente ou como convidados, do Comitê Social, instância de diálogo para reflexão, planejamento e articulação do projeto.
Articulação

Apoio

Metodologia, pesquisa e análise
A metodologia para a adaptação das metas do ODS 4 para a realidade do Jardim Canadá e região começou com oficinas participativas, incluindo organizações governamentais e não-governamentais. Essas oficinas produziram as primeiras propostas e as linhas gerais para a consolidação do projeto. A partir disso, foram coletados dados secundários e realizada pesquisa de campo para aprofundar o conhecimento das questões, analisar as informações e identificar os desafios presentes em cada meta.
Essa etapa de coleta, análise e consolidação foi realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Local Integrado Casa do Jardim em parceria com a consultoria Kairós Desenvolvimento Social, com reuniões periódicas com os atores locais para discutir e validar cada etapa. Os resultados desse trabalho, apresentados neste site, constituem uma metodologia inovadora de adaptação local dos ODS para um pequeno território. O conjunto de desafios, em cada meta, e as ações estruturantes compõem um Plano de Ação que aborda questões concretas e fundamentais para a elevação da qualidade da educação e acesso aos direitos de crianças, adolescentes e jovens do Jardim Canadá e região.