Ações estruturantes

O que significam ações estruturantes

As ações estruturantes são propostas surgidas nas discussões realizadas pelo Comitê Social que têm impacto sobre todo o desenvolvimento do Corredor Social da Educação. São questões estratégicas para garantir a estrutura, consolidação e permanência do projeto, compreendido como um Plano de Desenvolvimento Comunitário a partir da Educação.

Foram identificados três eixos estratégicos:

I. Fortalecimento e financiamento das OSCs

II. Envolvimento de atores locais

III. Atuação em rede e integração das políticas públicas

Ações

Fortalecimento e financiamento das OSCs

  1. Assegurar que as OSCs tenham recursos adequados e constantes para manter um projeto em atividade, como por exemplo a manutenção do espaço, a contratação de profissionais capacitados
  2. Buscar parcerias que possam oferecer recursos constantes.
  3. Desenvolver parcerias de longo prazo com financiadores para além de 12 a 18 meses – o que acontece em média
  4. Desenvolver parcerias com o território para além do dinheiro (materiais, transporte, alimentos, voluntariado)
  5. Formar parcerias com financiadores que não propõem ideias descontextualizadas com o território
  6. Buscar parcerias para fomentar as atividades vislumbradas
  7. Desenvolver Termos de Parceria com o Governo
  8. Desenvolver parcerias com empresas da região como Vale, C-Sul, Programa Partilhar, Cedro, Skava Minas, Coca-Cola, Vallourec
  9. Desenvolver parcerias com universidades
  10. Participar dos editais do FMDCA, da Cultura e do Esporte
  11. Reduzir a burocracia para captar recursos na prefeitura de Nova Lima
  12. Formar parcerias com as escolas para ofertar as atividades do contra-turno escolar.
  13. Articular com o poder público através do Comitê Social

Atuação em rede e integração das políticas públicas

  1. Garantir apoio psicológico e atendimento em saúde mental para estudantes e professores
  2. Aumentar a articulação entre os serviços de Educação e a Saúde
  3. Implementar o PSE – Programa de Saúde na Escola.
  4. Melhorar a articulação intersetorial entre Rede de Cuidado e Proteção Local
  5. Aumentar a conexão entre os bairros e instituições, integrando Água Limpa, Macacos, Miguelão e Jardim Canadá I e II
  6. Melhorar a comunicação entre as escolas, equipamentos governamentais e organizações sociais
  7. Ampliar a prática de articulação ampliada com a rede.
  8. Ampliação dos canais de comunicação/rede.
  9. Melhorar a atuação do Conselho Tutelar na regional noroeste e demais parceiros e políticas públicas
  10. Ampliar o conhecimento e a articulação (“conversa”) da escola com a rede socioassistencial

Envolvimento de atores locais

  1. Ampliar a articulação da escola com as famílias.
  2. Alinhar a comunicação entre Município e Estado para convergir as perspectivas diferentes da Educação.
  3. Alavancar o Comitê Social como uma oportunidade de promover conexões e articulações entre os atores locais
  4. Agendar novos encontros do Comitê Social, envolvendo as famílias
  5. Criação de um grupo de formadores do Comitê Social para a realização de encontros de formação/capacitação para a comunidade.
  6. Exercício de pensamento ambicioso (proposto pela Ambipar)
  7. Realizar reuniões/seminários com as Diretoras das Escolas
  8. Elaborar documento único de todos os atores da regional para formalização das necessidades e demandas do território