Ações estruturantes
O que significam ações estruturantes
As ações estruturantes são propostas surgidas nas discussões realizadas pelo Comitê Social que têm impacto sobre todo o desenvolvimento do Corredor Social da Educação. São questões estratégicas para garantir a estrutura, consolidação e permanência do projeto, compreendido como um Plano de Desenvolvimento Comunitário a partir da Educação.
Foram identificados três eixos estratégicos:
I. Fortalecimento e financiamento das OSCs
II. Envolvimento de atores locais
III. Atuação em rede e integração das políticas públicas
Ações
Fortalecimento e financiamento das OSCs
- Assegurar que as OSCs tenham recursos adequados e constantes para manter um projeto em atividade, como por exemplo a manutenção do espaço, a contratação de profissionais capacitados
- Buscar parcerias que possam oferecer recursos constantes.
- Desenvolver parcerias de longo prazo com financiadores para além de 12 a 18 meses – o que acontece em média
- Desenvolver parcerias com o território para além do dinheiro (materiais, transporte, alimentos, voluntariado)
- Formar parcerias com financiadores que não propõem ideias descontextualizadas com o território
- Buscar parcerias para fomentar as atividades vislumbradas
- Desenvolver Termos de Parceria com o Governo
- Desenvolver parcerias com empresas da região como Vale, C-Sul, Programa Partilhar, Cedro, Skava Minas, Coca-Cola, Vallourec
- Desenvolver parcerias com universidades
- Participar dos editais do FMDCA, da Cultura e do Esporte
- Reduzir a burocracia para captar recursos na prefeitura de Nova Lima
- Formar parcerias com as escolas para ofertar as atividades do contra-turno escolar.
- Articular com o poder público através do Comitê Social
Atuação em rede e integração das políticas públicas
- Garantir apoio psicológico e atendimento em saúde mental para estudantes e professores
- Aumentar a articulação entre os serviços de Educação e a Saúde
- Implementar o PSE – Programa de Saúde na Escola.
- Melhorar a articulação intersetorial entre Rede de Cuidado e Proteção Local
- Aumentar a conexão entre os bairros e instituições, integrando Água Limpa, Macacos, Miguelão e Jardim Canadá I e II
- Melhorar a comunicação entre as escolas, equipamentos governamentais e organizações sociais
- Ampliar a prática de articulação ampliada com a rede.
- Ampliação dos canais de comunicação/rede.
- Melhorar a atuação do Conselho Tutelar na regional noroeste e demais parceiros e políticas públicas
- Ampliar o conhecimento e a articulação (“conversa”) da escola com a rede socioassistencial
Envolvimento de atores locais
- Ampliar a articulação da escola com as famílias.
- Alinhar a comunicação entre Município e Estado para convergir as perspectivas diferentes da Educação.
- Alavancar o Comitê Social como uma oportunidade de promover conexões e articulações entre os atores locais
- Agendar novos encontros do Comitê Social, envolvendo as famílias
- Criação de um grupo de formadores do Comitê Social para a realização de encontros de formação/capacitação para a comunidade.
- Exercício de pensamento ambicioso (proposto pela Ambipar)
- Realizar reuniões/seminários com as Diretoras das Escolas
- Elaborar documento único de todos os atores da regional para formalização das necessidades e demandas do território