Até 2030, contribuir para o acesso, permanência e formação dentro de um ensino fundamental e médio de qualidade no Jardim Canadá e região.
Adaptação local da meta 4.1 dos ODS: “Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário gratuito, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.”
Veja o capítulo do estudo completo referente a esta meta em pdf
O que significa essa meta?
Garantir que todas as crianças e adolescentes estejam matriculados na escola, tenham condições de frequentar as aulas e adquiram uma formação de qualidade. Em outras palavras, garantir vagas para todos, evitar e combater o abandono escolar e desenvolver um processo educativo no qual os estudantes de fato desenvolvam os conhecimentos, as habilidades e as capacidades esperadas em cada etapa de ensino.
Essa meta tem três componentes:
I. Acesso: o primeiro passo da qualidade da educação é garantir que todas as crianças e adolescentes estejam matriculados na escola. Isso exige existência de vagas suficientes para todos, em cada etapa de ensino. Ao mesmo tempo, requer atenção para as condições socioeconômicas das crianças e adolescentes. Mesmo existindo vagas, pode haver dificuldades ou desinteresse pela matrícula. Isso pode acontecer, por exemplo, com crianças e adolescentes que trabalham ou que não veem perspectivas futuras geradas pelo estudo.
II. Permanência: as crianças e adolescentes matriculados precisam frequentar as aulas e manter um bom fluxo educacional. Isso significa não abandonar nem ser reprovado. A reprovação faz com que os estudantes fiquem com distorção de idade (mais velhos do que deveriam para a série que frequentam), prejudicando o rendimento escolar e a própria permanência na escola.
III. Qualidade: a qualidade do ensino é o objetivo central de todos os esforços. As crianças e adolescentes que se matriculam e permanecem na escola devem aprender de verdade, ou seja, adquirir conhecimentos e competências a cada ano de estudo. Todas as disciplinas oferecidas e o desenvolvimento social e pessoal que deve ser proporcionado pela escola são muito importantes. No entanto, como forma resumida de acompanhar a qualidade do ensino, são feitas medidas de alfabetização até o segundo ano do ensino fundamental e de conhecimento em matemática e português no quinto e nono anos do ensino fundamental e no terceiro ano do ensino médio.
O que precisamos saber?
Componente acesso
Se todas as crianças e adolescentes estão matriculadas na escola.
Questões
- Número de matrículas em cada etapa (desde a creche até o ensino médio), com a idade dos estudantes. Esse número vai ser comparado com a população total de crianças e adolescentes do Jardim Canadá e região para saber se e quantos estão fora da escola.
Componente permanência
Se as crianças e adolescentes matriculados frequentam as aulas, sem abandono e com um índice mínimo de reprovação.
Questões
- Número de estudantes, a cada ano, que abandonam a escola, por etapa de ensino.
- Número de estudantes reprovados, a cada ano, por etapa de ensino.
- Número de estudantes que estão com idade maior do que a esperada para a série que frequentam
Componente qualidade
Se as crianças e adolescentes aprenderam de fato o que se esperava, adquirindo conhecimentos, competências e habilidades que a escola deve proporcionar a cada ano.
Questões
- Resultado do IDEB por escola e etapa de ensino. O IDEB é um indicador de qualidade que mede o aprendizado (por meio de provas de matemática e português, a cada dois anos, para o quinto e nono ano do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio) e o índice de aprovação (quanto menos abandono e reprovação, maior é a aprovação).
- Notas médias das provas de português e matemática que entraram na avaliação do IDEB e das provas dos sistemas municipal e/ou estadual de avaliação.
- Quantos estudantes do segundo ano do ensino fundamental estão adequadamente alfabetizados.
1. IDEB e conhecimentos de português e matemática
Elevar a nota do IDEB e o nível de conhecimento em português e matemática dos estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública no Jardim Canadá e região.
O grau de conhecimento dos em língua portuguesa e matemática é utilizado para avaliar a qualidade do ensino. Isso é feito por meio da provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aplicadas a cada dois anos para o ensino fundamental (para alunos do 5º e do 9º ano) e médio (para alunos do 3º ano). Os resultados das escolas do Jardim Canadá e região estão abaixo do necessário nos anos finais e no ensino médio. Nos anos iniciais, mesmo com resultados adequados, as notas estão apenas um pouco acima da margem. Isso mostra a necessidade de desenvolver ações pedagógicas e de apoio aos estudantes, para elevar o nível da aprendizagem e o desempenho dos estudantes.
Na avaliação dos resultados, são aplicadas normalmente duas formas de critério. A primeira (elaborada por Todos pela Educação) indica apenas a nota mínima para que o estudante seja considerado proficiente (ou seja, com domínio suficiente da matéria). A segunda (utilizada pelo QEdu, portal de avaliação educacional), utiliza uma escala de quatro níveis: insuficiente, básico, proficiente e avançado.
Escala de avaliação QEdu
Escola | Insuficiente | Básico | Proficiente | Avançado |
Língua Portuguesa – 5º ano EF | 0 a 149 | 150 a 199 | 200 a 249 | 250 ou mais |
Matemática – 5º ano EF | 0 a 174 | 175 a 224 | 225 a 274 | 275 ou mais |
Língua Portuguesa – 9º ano EF | 0 a 199 | 200 a 274 | 275 a 324 | 325 ou mais |
Matemática – 9º ano EF | 0 a 224 | 225 a 299 | 300 a 349 | 350 ou mais |
Língua Portuguesa – 3º ano EM | 0 a 249 | 250 a 299 | 300 a 374 | 375 ou mais |
Matemática – 3º ano EM | 0 a 274 | 275 a 349 | 350 a 399 | 400 ou mais |
Escala de avaliação Todos pela Educação
Escola | Nota mínima para ser considerado proficiente |
Língua Portuguesa – 5º ano EF | 200 |
Matemática – 5º ano EF | 225 |
Língua Portuguesa – 9º ano EF | 275 |
Matemática – 9º ano EF | 300 |
Língua Portuguesa – 3º ano EM | 300 |
Matemática – 3º ano EM | 350 |
Níveis de proficiência
A aplicação desses critérios mostra que nos anos iniciais do ensino fundamental todas as escolas atingiram a proficiência, com notas um pouco acima do limite necessário e longe do grau avançado. Nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, nenhuma atingiu o nível mínimo de proficiência.
Notas do SAEB em português no 5º ano
Escola | 2023 | QEdu | Todos pela Educação |
EM Cesar Rodrigues | 228,22 | Proficiente | Proficiente |
EM Benvinda Pinto Rocha | 213,34 | Proficiente | Proficiente |
EM Rubem Costa Lima | 220,66 | Proficiente | Proficiente |
Notas do SAEB em matemática no 5º ano
Escola | 2023 | QEdu | Todos pela Educação |
EM Cesar Rodrigues | 238,74 | Proficiente | Proficiente |
EM Benvinda Pinto Rocha | 226,14 | Proficiente | Proficiente |
EM Rubem Costa Lima | 239,06 | Proficiente | Proficiente |
Notas do SAEB em português no 9º ano
Escola | 2021 | 2023 | QEdu | Todos pela Educação |
EE Maria Josefina Sales Wardi | 253,8 | – | Básico | Não proficiente |
EM Rubem Costa Lima | – | 218,62 | Básico | Não proficiente |
Para a EE Maria Josefina Sales Wardi, a avaliação está baseada em 2021. Em 2023, não houve número suficiente de participantes de alunos nas provas e por isso a nota não pode ser calculada
Notas do SAEB em matemática no 9º ano
Escola | 2021 | 2023 | QEdu | Todos pela Educação |
EE Maria Josefina Sales Wardi | 251,73 | – | Básico | Não proficiente |
EM Rubem Costa Lima | – | 232,20 | Básico | Não proficiente |
Para a EE Maria Josefina Sales Wardi, a avaliação está baseada em 2021. Em 2023, não houve número suficiente de participantes de alunos nas provas e por isso a nota não pode ser calculada
No ensino médio, oferecido exclusivamente pela EE Josefina Sales Wardi, não houve participação suficiente de alunos nas provas do SAEB em 2021 e 2023. Com isso, as notas não foram calculadas. Isso mostra uma situação de desinteresse dos alunos pelo processo educacional ou falta de esforços da escola para garantir a participação no processo avaliativo.
Notas do SAEB no ensino médio (EE Maria Josefina Sales Wardi)
Escola | 2019 | QEdu | Todos pela Educação |
Língua portuguesa | 292,26 | Básico | Não proficiente |
Matemática | 291,99 | Básico | Não proficiente |
Para a EE Maria Josefina Sales Wardi, a avaliação está baseada em 2019. Em 2021 e 2023, não houve número suficiente de participantes de alunos nas provas e por isso a nota não pode ser calculada
IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, calculado a cada dois anos, é uma avaliação que leva em contas as notas do SAEB e o índice de aprovação em cada etapa de ensino. É feita uma média padronizada das notas de língua portuguesa e matemática (transformando em uma escala de zero a dez). Essa média é multiplicada pelo percentual de aprovação. Uma escola que tiver, por exemplo, média 7 e aprovação de 90%, terá um IDEB de 6,3 (90% de 7). Com isso, o IDEB avalia ao mesmo tempo o conhecimento dos alunos e a capacidade da escola de oferecer o mesmo nível para o maior número possível de estudantes. Ou seja, não é recomendável ter estudantes com muito conhecimento às custas de altos índices de reprovação e de abandono escolar.
O IDEB começou em 2005. A partir dos resultados obtidos em 2005 (ou no primeiro ano posterior em que a escola participou do IDEB), foram definidas metas de melhoria progressiva até 2021. As metas a partir de 2023 e alterações de metodologia do IDEB estão atualmente em discussão no INEP. As tabelas abaixo mostram, de forma correspondente ao desempenho na provas do SAEB, um resultado um pouco melhor nos anos iniciais do ensino fundamental, com altos e baixos. Em nenhuma escola houve uma melhoria constante e, exceto no caso da EM Rubem Costa Lima (que voltou a cair em 2023), nenhuma atingiu totalmente as metas definidas.
Em 2023, o IDEB anos iniciais mais elevado entre as escolas municipais de Nova Lima foi 7,4 (EM Dulce Santos Jones) e a mais baixa, 6 (EM José Francisco da Silva). Entre as 15 escolas municipais que tiveram IDEB anos iniciais, a EM Benvinda Pinto Rocha ficou em penúltimo lugar (13º). A EM Rubem Costa Lima ficou na 8ª posição e a EM Cesar Rodrigues, na 5ª.
IDEB anos iniciais
Escola | 2005 | 2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 | 2017 | 2019 | 2021 | 2023 |
EM Cesar Rodrigues | 5,6 | 4,3 | 6,2 | 6,2 | 5,9 | 5,6 | 5,7 | 6,7 | 6,3 | 6,7 |
Metas | – | 5,7 | 5,9 | 6,3 | 6,5 | 6,7 | 6,9 | 7,1 | 7,3 | – |
EM Benvinda Pinto Rocha | 4,3 | 5,1 | 5,5 | 6,2 | 6,0 | 6,1 | 5,3 | 6,1 | – | 6,1 |
Metas | – | 4,4 | 4,7 | 5,1 | 5,4 | 5,7 | 5,9 | 6,2 | 6,4 | – |
EM Rubem Costa Lima | – | 4,2 | 6,6 | 6,5 | 6,4 | – | – | – | 7 | 6,5 |
Metas | – | – | 4,4 | 4,7 | 5,0 | 5,3 | 5,5 | 5,8 | 6,1 | – |
Nos anos finais do ensino fundamental, a EM Rubem Costa Lima começou a oferecer esta etapa de ensino em 2023 e obteve ideb de 4,1. Entre as 5 escolas públicas de Nova Lima que tiveram IDEB anos finais, a EM Rubem Costa Lima ficou em terceiro lugar (o mais elevado 5,2 da EM Emília de Lima e o mais baixo, 3,4 da EM Josefina Wanderley Azevedo). A EE Maria Josefina Sales Wardi nunca atingiu nenhuma meta prevista. Em 2023, ela não teve IDEB (por insuficiência de presença de alunos na prova do SAEB). Em 2021, o índice 4,4 a colocava em último lugar entre as quatro escolas públicas de Nova Lima que tiveram IDEB nos anos finais do ensino fundamental.
IDEB anos finais
Escola | 2005 | 2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 | 2017 | 2019 | 2021 | 2023 |
EE Maria Josefina Sales Wardi | 4,0 | 2,8 | 3,8 | 3,2 | 4,3 | 4,2 | 3,2 | – | 4,4 | – |
Metas | – | 4,0 | 4,2 | 4,4 | 4,8 | 5,2 | 5,4 | 5,7 | 5,9 | – |
EM Rubem Costa Lima | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 4,1 |
Metas | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – |
Fonte: INEP/MEC – estão em destaque os anos em que a escola superou a meta prevista
No ensino médio, a EE Maria Josefina Sales Wardi, única escola que oferece esta etapa no Jardim Canadá e região, só teve resultado do IDEB em 2019: 3,5. Foi o pior resultado entre as quatro escola públicas de Nova Lima que tiveram IDEB calculado naquele ano. A melhor de Nova Lima em 2019 foi a EE Augusto de Lima, com 4,3.
2. Fluxo escolar
Melhorar o fluxo escolar dos estudantes do Jardim Canadá e região, com diminuição das taxas de reprovação e abandono nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.
A reprovação e o abandono escolar estão em patamar elevado nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio do Jardim Canadá e região. Isso resulta em elevadas taxas de distorção de idade (alunos mais velhos do que a idade ideal para o ano que frequentam). São recomendáveis ações pedagógicas e de apoio aos estudantes, bem como melhoria das condições gerais da EE Maria Josefina Sales Wardi para enfrentar essa questão.
O foco do problema é a EE Maria Josefina Sales Wardi, que oferece essas duas etapas de ensino. A EM Rubem Costa Lima iniciou somente em 2023 o oferecimento dos anos finais do ensino fundamental. Ali, a distorção de idade também é significativa, porque os estudantes já apresentavam essa condição no momento da matrícula. Mas as taxas de abandono e reprovação estão em níveis muito inferiores às da escola estadual.
Reprovação nos anos iniciais do ensino fundamental
Escola | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 |
EM Cesar Rodrigues | 13,9 | 4,9 | 0,5 | 0,8 | 0,0 | 0,4 | 0,0 |
EM Benvinda Pinto Rocha | 11,6 | 5,5 | 1,7 | 0,6 | 0,0 | 0,5 | 0,0 |
EM Rubem Costa Lima | 8,8 | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 0,0 |
EM Urcino do Nascimento | – | – | – | – | – | – | 0,0 |
Abandono nos anos iniciais do ensino fundamental
Escola | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 |
EM Cesar Rodrigues | 0, | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 1,0 | 0,0 | 0,0 |
EM Benvinda Pinto Rocha | 0,4 | 0,4 | 0,1 | 0,0 | 2,0 | 0,0 | 0,2 |
EM Rubem Costa Lima | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 0,0 |
EM Urcino do Nascimento | – | – | – | – | – | – | 0,0 |
Distorção de idade nos anos iniciais do ensino fundamental
Escola | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 |
EM Cesar Rodrigues | 11,6 | 12,3 | 10,7 | 6,4 | 4,4 | 3,7 | 4,2 |
EM Benvinda Pinto Rocha | 9,0 | 9,6 | 8,4 | 5,6 | 6,1 | 6,2 | 4,3 |
EM Rubem Costa Lima | 8,4 | 12,3 | 7,5 | 7,0 | 3,9 | 5,5 | 4,7 |
EM Urcino do Nascimento | – | – | – | – | – | – | 2,5 |
Reprovação nos anos finais do ensino fundamental
Escola | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 |
EE Maria Josefina Sales Wardi | 31,3 | 21,4 | 24,1 | 0,0 | 13,6 | 15,6 | 20,7 |
EM Rubem Costa Lima | – | – | – | – | – | – | 0,9 |
Abandono nos anos finais do ensino fundamental
Escola | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 |
EE Maria Josefina Sales Wardi | 5,1 | 5,8 | 2,1 | 0,2 | 0,0 | 4,7 | 4,5 |
EM Rubem Costa Lima | – | – | – | – | – | – | 1,9 |
Distorção de idade nos anos finais do ensino fundamental
Escola | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 |
EE Maria Josefina Sales Wardi | 35,0 | 35,5 | 30,7 | 34,3 | 27,1 | 27,2 | 27,9 |
EM Rubem Costa Lima | – | – | – | – | – | – | 22,1 |
Ensino médio (EE Maria Josefina Sales Wardi)
Escola | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 |
Reprovação | 35,4 | 19,5 | 27,5 | 5,8 | 15,7 | 14,0 | 26,5 |
Abandono | 3,8 | 17,0 | 4,2 | 1,2 | 0,2 | 15,6 | 6,7 |
Distorção de idade | 36,5 | 44,3 | 37 | 38,8 | 25,1 | 33,1 | 29,9 |
3. Acesso
Garantir que todas as crianças e adolescentes do Jardim Canadá e região estejam matriculados e frequentando a escola.
O número de crianças e adolescentes fora da escola no Jardim Canadá e região será conhecido com precisão quando o IBGE divulgar os dados da Amostra do Censo 2022. Independentemente dessa quantificação, é recomendável implantar mecanismos permanentes de busca ativa desses casos. Um dos caminhos para isso é o estabelecimento de parceria com a Assistência Social, com acompanhamento das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), independentemente de serem beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). A frequência à escola é uma das condicionalidades do PBF, e por isso só é monitorado no caso de beneficiários do programa. Há um extenso número de famílias cadastradas que não são beneficiárias do PBF e também poderiam ser sistematicamente acompanhadas. No Jardim Canadá e região, segundo dados fornecidos pelos CRAS do Jardim Canadá e de Água Limpa, o total de famílias cadastradas é 3,5 mil, das quais apenas 1,4 mil são beneficiárias do bolsa família.