Até 2030, contribuir para o acesso a um processo de desenvolvimento e formação de qualidade na primeira infância no Jardim Canadá e região.

Adaptação local da meta 4.2 dos ODS: “Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar de modo que eles estejam prontos para o ensino primário.”

Veja o capítulo do estudo completo referente a esta meta em pdf

  • Desafio 1

    Atingir a cobertura de 100% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas em pré-escola e 50% das crianças de zero a 3 anos em creche.

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  • Desafio 2

    Garantir instalações e equipes completas e adequadas para a educação infantil em todas as creches e pré-escolas do Jardim Canadá e região.

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  • Desafio 3

    Aprofundar a integração intersetorial da educação infantil com as demais políticas públicas, bem como preparar os educadores para reconhecer e encaminhar casos que necessitem de atendimento.

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  • Desafio 4

    Apoiar e promover a regularização e registro das escolas infantis sociais e comunitárias do Jardim Canadá e região.

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O que significa essa meta?

Garantir que as crianças tenham apoio e cuidados para seu desenvolvimento desde o primeiro ano de vida. A creche (de zero a três anos) e a pré-escola (de quatro a cinco anos) devem oferecer atividades para estimular as capacidades das crianças. O ambiente deve oferecer diferentes espaços de brincadeira, aprendizado e experimentação, com segurança. Além disso, creche e pré-escola devem garantir o cuidado integral das crianças, com participação de outras políticas públicas, como saúde e assistência social. A matrícula em creche é opcional, mas o Plano Nacional de Educação define que pelo menos 50% de todas as crianças de zero a três anos estejam matriculadas. No caso da pré-escola, a matrícula é obrigatória.

Esta meta tem três componentes:

I. Cobertura: creche e pré-escola são etapas cruciais para o desenvolvimento do ser humano. É muito importante, por isso, oferecer as vagas necessárias e garantir que essas crianças possam frequentar a escola. A cobertura significa o percentual de crianças, em cada faixa de idade, que estão matriculadas. No caso de creche (0 a 3 anos), é desejável que esse percentual seja de 50%. Na pré-escola, a matrícula é obrigatória e, portanto, a cobertura deve ser de 100%.

II. Qualidade: a qualidade e a adequação das creches e pré-escolas possuem regras detalhadas, do ponto de vista pedagógico, de infraestrutura e de pessoal. A verificação do cumprimento de todos os requisitos é atribuição da Secretaria de Educação. Entre esses requisitos, consolidados principalmente no Plano Nacional de Educação, estão, entre outros:

III. Integração intersetorial: creche e pré-escola devem atuar para garantir a totalidade dos direitos e cuidados necessários às crianças. Para isso, os profissionais precisam estar capacitados para identificar qualquer suspeita ou problema (saúde, violência, abuso, má alimentação etc.) e dispor de organização com outras políticas públicas para encaminhar quem precisa de atendimento. Isso significa que devem existir regras claras e obrigatórias para garantir a atenção imediata dessas crianças na saúde, assistência social e sistema de garantia de direitos sempre que houver necessidade (os chamados “fluxos e protocolos”).

O que precisamos saber

Componente cobertura

Se todas as crianças de quatro a cinco anos estão matriculadas em pré-escola, como define a lei, e se pelo menos 50% das crianças de zero a três anos estão matriculadas em creche.

Questões

  1. Número de matrículas em creche e pré-escola, por bairro, para saber qual o percentual de crianças que frequentam a escola. Para isso, o número de matrículas é comparado com o total de crianças que moram em cada bairro.

Componente qualidade

Se as creches e pré-escola oferecem ambientes, materiais e atividades para o desenvolvimento integral das crianças e sua preparação para o futuro ingresso no ensino fundamental. Além disso, se há profissionais em número suficiente, com qualificação adequada.

Questões

  1. Se as creches e pré-escolas possuem espaços diversificados para brincadeiras, atividades e aprendizagem das crianças, com os equipamentos necessários e em bom estado de conservação.
  2. Se as creches e pré-escolas contam com número suficiente de profissionais qualificados, incluindo educadores, pedagogo e psicólogo.

Componente integração intersetorial

Se as creches e pré-escolas contam com a atuação conjunta da saúde, da assistência social e do sistema de garantia de direitos para oferecer cuidado e atenção integral às crianças.

Questões

  1. Se existe colaboração da saúde, da assistência social e do sistema de garantia de direitos com as creches e pré-escolas, com base em regras bem estabelecidas (os chamados “fluxos e protocolos”).
  2. Se os profissionais das creches e pré-escolas estão preparados para identificar casos de crianças que precisam ser encaminhadas para outros serviços, especialmente nos casos de suspeita de violência e abuso.

1. Cobertura de creche e pré-escola

Atingir a cobertura de 100% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas em pré-escola e 50% das crianças de zero a 3 anos em creche.

De acordo com o Plano Nacional de Educação, os municípios deveriam atingir em 2024 50% de cobertura em creche (ou seja, 50% das crianças de zero a três anos matriculadas) e 100% em pré-escola (o que significa todas as crianças de quatro a cinco anos matriculadas). Não estão disponíveis ainda dados atualizados da população por faixa etária para os bairros da cidade. Esses dados dependem ainda da divulgação dos resultados do Censo 2022 do IBGE por setor censitário. Com isso, não é possível saber exatamente quantas crianças residem no Jardim Canadá e região para comparar com o número de matrículas e calcular essa cobertura.

No entanto, existem evidências de que essa cobertura não foi atingida ainda no Jardim Canadá e região. O primeiro dado, já discutido na Meta 1 (veja aqui), é a existência de uma fila de espera de creche com 105 crianças. Em segundo lugar, a situação do município de Nova Lima como um todo (para o qual os dados populacionais do IBGE já foram divulgados) mostra que a cidade não atingiu as metas de cobertura. Como o Jardim Canadá e região é um território de maior vulnerabilidade dentro do município, é altamente provável que a situação seja mais crítica. A cobertura de creche e pré-escola leva em contas todas as redes (pública e privada). Os dados do Censo Escolar, utilizados nas tabelas abaixo, correspondem sempre ao número de matrículas em março de cada ano, que podem variar nos meses posteriores.

Cobertura de creche em Nova Lima

AnoMatrículasCobertura (%)
201098424,20
201189221,46
20121.15327,14
20131.39032,04
20141.51534,20
20151.75738,86
20161.98042,93
20171.96841,85
20182.01542,03
20192.10343,05
20202.09942,18
20211.69533,45
20222.12941,31
20232.23642,63
Fonte: Censo Escolar INEP/MEC

Cobertura de pré-escola em Nova Lima

AnoMatrículasCobertura (%)
20102.163100(+)
20112.322100(+)
20122.337100(+)
20132.474100(+)
20142.774100(+)
20152.770100(+)
20162.840100(+)
20172.880100(+)
20182.930100(+)
20192.794100(+)
20202.67296,85
20212.59991,87
20222.72593,97
20232.89397,41
Fonte: Censo Escolar INEP/MEC

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2. Instalações e equipes adequadas

Garantir instalações e equipes completas e adequadas para a educação infantil em todas as creches e pré-escolas do Jardim Canadá e região.

A avaliação aprofundada da situação das escolas de educação infantil depende de visitas de avaliação aprofundadas, que podem e devem ser feitas com regularidade pela Secretaria Municipal de Educação. O Corredor Social da Educação só tem acesso a informações mais precisas no Censo Escolar, preenchido anualmente pelas próprias escolas. O último disponível é de 2023. No Censo Escolar ainda não há dados para as escolas de educação infantil inauguradas recentemente: Creche Municipal Flor da Cerejeira (Jardim Canadá), Creche Municipal Mico Estrela (Macacos), Creche Municipal Olga Ramos (Água Limpa), Creche Municipal Vale dos Lírios (Vale do Sol) e Creche Municipal Vale Flamboiã (Jardim Canadá). Com isso, os dados ficam limitados por enquanto a quatro escolas (EM Rubem Costa Lima, CEI Maria da Conceição Taveira Corrêa, EM Urcino do Nascimento e CEI Dr. Cássio Magnani).

Nesse grupo mais limitado de análise, já ficam evidentes alguma recomendações: atingir 100% de professores com nível superior, promover a formação de equipes multidisciplinares e aprimorar espaços físicos (garantindo áreas verdes, sala de leitura, pátio coberto e parque infantil) em todas as escolas. Nas novas escolas, que não aparecem no Censo Escolar, entrevistas realizadas em pesquisa de campo mostraram que elas ainda não podem atingir a capacidade máxima de atendimento por falta de espaço disponível.

Na educação infantil, não é obrigatório, que todos os professores tenham formação superior. É admitida a formação de nível médio. No entanto, é desejável e constitui elemento de qualidade a formação superior de todos os educadores. No grupo de escolas analisadas, isso ainda não acontece. Todas elas ainda contam com um percentual de professores sem nível superior.

Percentual de professores sem nível superior na educação infantil

Escola% de docentes sem nível superior
EM Rubem Costa Lima5,2
CEI Maria da Conceição Taveira Corrêa3,2
EM Urcino do Nascimento16,6
CEI Dr. Cássio Magnani11,1
Fonte: Censo Escolar 2023 INEP/MEC


Também se verifica nessas escolas, de acordo com os dados do Censo Escolar, ausência de equipes multidisciplinares. Nenhuma delas conta com profissionais próprios nas áreas de saúde, fonoaudiologia, psicologia e assistência social. Essas atenções são prestada por equipes centralizadas na Secretaria Municipal de Educação, que fazem visitas regulares às escolas.

Quantidade de profissionais especializados

ÁreaEM Rubem Costa LimaCEI Maria da Conceição Taveira CorrêaEM Urcino do NascimentoCEI Dr. Cássio Magnani
Saúde0000
Fonoaudiologia0000
Nutrição1010
Psicologia0000
Pedagogia3022
Assistência Social0000
Fonte: Censo Escolar 2023 INEP/MEC


Nas instalações, somente a EM Rubem Costa Lima possui os seis espaços que foram pesquisados.

Espaços existentes

EspaçoEM Rubem Costa LimaCEI Maria da Conceição Taveira CorrêaEM Urcino do NascimentoCEI Dr. Cássio Magnani
Sala de leituraSNSN
Área verdeSSNS
Pátio cobertoSSSN
Pátio descobertoSSSS
Parque infantilSSSN
Fonte: Censo Escolar 2023 INEP/MEC


Do ponto de vista dos materiais pedagógicos, há uma grande variedade em todas as escolas, exceto material musical, que não existe em nenhuma delas.

Material pedagógico disponível

Tipo de materialEM Rubem Costa LimaCEI Maria da Conceição Taveira CorrêaEM Urcino do NascimentoCEI Dr. Cássio Magnani
InfantilSSSS
MusicalNNNN
JogosSSSS
ArtísticoSSSS
ÉtnicoSSSS
Fonte: Censo Escolar 2023 INEP/MEC

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3. Integração intersetorial

Aprofundar a integração intersetorial da educação infantil com as demais políticas públicas, bem como preparar os educadores para reconhecer e encaminhar casos que necessitem de atendimento.

A relação entre a educação infantil e as políticas de saúde de assistência social estão relativamente organizadas na rede municipal. No entanto, ela pode ser aprofundada em vários aspectos, principalmente pela ampliação das equipes de nutricionistas, psicólogos e assistentes que, a partir da Secretaria, atendem as escolas com visitas mensais ou semanais. Isso se torna mais importante agora que, por meio de convênios, diversas novas creches foram inauguradas no Jardim Canadá e região. Outro ponto de atenção é a relação das escolas com o Sistema de Garantia de Direitos, em especial o Conselho Tutelar (CT). As entrevistas realizadas durante a pesquisa de campo evidenciaram a necessidade de um melhor alinhamento e definição de papéis e atribuições do CT em sua relação com a rede de ensino.

Seria recomendável ainda investir em processos de capacitação dos educadores para a identificação de casos de crianças que precisem de encaminhamentos e atendimentos específicos, principalmente em situações de suspeita de violência, abuso ou exploração. A partir dessa capacitação devem ser definidos os procedimentos e os órgãos que serão obrigatoriamente envolvidos nesse atendimento (o que se chama de “fluxos e protocolos”), com garantia de sigilo e proteção.

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4. Regularização de escolas infantis sociais e comunitárias

Apoiar e promover a regularização e registro das escolas infantis sociais e comunitárias do Jardim Canadá e região.

Existem quatro escolas infantis sociais privadas no Jardim Canadá e região. Elas cumprem um importante papel no atendimento das crianças, mas não possuem registro no Conselho Estadual de Educação e no MEC. É indispensável haver apoio para a regularização dessas organizações, para permitir a elevação da qualidade do atendimento e garantir os direitos de todas as crianças. Na pesquisa de campo, foram levantadas as demandas imediatas dessas organizações para a melhoria de seu atendimento.

Escolas infantis sociais privadas

Organização LocalizaçãoDemandas
Creche São Judas TadeuJardim CanadáLaboratório de informática, sala de vídeo e professores de apoio para a Educação Inclusiva.
Cantinho da CriançaJardim CanadáAmpliar a estrutura pois tem o potencial para oferecer mais atividades como terapia ocupacional, atividades extracurriculares e música.
Escola Infantil Tic TacÁgua LimpaAdequação e ampliação do espaço para as crianças aprenderem com qualidade e terem acesso a ballet, música e outra atividades.
Cre SerÁgua LimpaAmpliação (com construção de um novo andar), parquinho, TV e livros.
Fonte: Pesquisa de campo 2024

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