Até 2030, contribuir para o desenvolvimento humano e integral do aluno e uma educação para a sustentabilidade no Jardim Canadá e região.
Adaptação local da meta 4.7 dos ODS: “Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global, e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.”
Veja o capítulo do estudo completo referente a esta meta em pdf
O que significa essa meta?
Garantir que os processos educacionais, nas escolas e organizações sociais, promovam o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, com foco na educação para a sustentabilidade e para uma sociedade humanizada, não violenta e inclusiva. Isso requer o desenvolvimento de múltiplos conhecimentos e habilidades em cultura, direitos humanos, igualdade de gênero, cultura de paz e valorização da diversidade.
Esta meta tem dois componentes:
I. Escolas: a escola é o lugar do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Para além das disciplinas escolares (matemática, português, ciências etc.), ela deve oferecer uma educação ampla para a formação humana de seus estudantes. Isso requer incluir questões de sustentabilidade, respeito, cultura de paz, inclusão e valorização da diversidade como temas permanentes, dentro de todas as atividades escolares.
II. Organização Sociais: as organizações sociais desenvolvem atividades esportivas, culturais, recreativas, além de apoio ao aprendizado, que devem colaborar para a educação integral e o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes. A sustentabilidade e os valores humanos devem fazer parte do cotidiano de suas ações com crianças e adolescentes.
O que precisamos saber?
Componente escolas
Se as escolas adotaram a educação para a sustentabilidade e desenvolvimento humano integral de seus alunos como parte estrutural de suas ações, integrada ao currículo escolar. Isso requer planejamento, que deve estar presente no Projeto Político Pedagógico, um documento que orienta a missão, os objetivos e a proposta de atuação da escola.
Questões
- Quantas escolas realizam ações de educação para a sustentabilidade e desenvolvimento humano de seus alunos, de forma sistemática, como parte de seu projeto político-pedagógico
Componente organizações sociais
Se as organizações sociais desenvolvem atividades e projetos com foco na educação para a sustentabilidade e o desenvolvimento humano integral de crianças e adolescentes, nas suas diversas abordagens.
Questões
- Quantas e quais OSCs realizam ações de educação para a sustentabilidade e desenvolvimento humano
- Quantos e quais são os projetos sociais existentes para a realização de ações de educação para a sustentabilidade e desenvolvimento humano
- Quantos estudantes participam de projetos nas OSCs, em parceria ou não com as escolas, para a realização de ações de educação para a sustentabilidade e desenvolvimento humano
1. Sustentabilidade na rede escolar
Adotar a sustentabilidade e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como temas estruturados e explícitos na rede escolar.
As escolas municipais oferecem diversas atividades complementares aos alunos, diretamente ou em parceria com outras organizações. São ações nas áreas de esporte, artes, cultura, literatura, empreendedorismo, equidade racial, meio ambiente, entre outras. Isso colabora muito para o desenvolvimento humano e para as habilidades das crianças e adolescentes. Não existe ainda, no entanto, um foco específico para a educação para a sustentabilidade e conhecimento da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa temática poderia se tornar o foco explícito de atividades complementares oferecidas pelas escolas e seus parceiros, bem como integrar as disciplinas que são ofertadas em sala de aula.
A tabela abaixo apresenta os principais tipos de atividade desenvolvidas pelas escolas, sem incluir os projetos de reforço escolas ou aprendizagem de disciplinas como matemática e português. No total, foram contabilizados 21 projetos nas escolas municipais e três projetos na escola estadual. Deve-se levar em conta que este levantamento não é necessariamente completo, bem como alguns projetos e iniciativas são de caráter temporário. Não foi possível levantar o número total de alunos atingidos por essas iniciativas.
Atividades de desenvolvimento humano oferecidas pelas escolas
Atividade | Conteúdo |
Baobá | Equidade racial |
Minha Família também me ensina | Vínculos familiares |
Atividades de contra-turno | Teatro, artes plásticas, dança e dinâmicas esportivas de skate, voleibol, sorvebol e capoeira |
Maleta viajante | |
Chá literário | Literatura |
Moeda da gentileza | Relações humanas |
Parceria com a Casa do Jardim | Cultura, lazer e esportes |
Parceria com Instituto Cresce | Meio ambiente |
Parceria com Rede Recriarte e Pro-Mutuca | PEA Unesco |
Parceria com Vale e Faber Castell | Aprendizagem criativa |
Parceria com Vale e Construtora Souza | Empreendedorismo |
2. Sustentabilidade nas OSCs
Adotar a sustentabilidade e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como temas estruturados e explícitos nos projetos e atividades das Organizações da Sociedade Civil (OSCs)
No Jardim Canadá e região, existem diversas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que têm uma vasta trajetória no terceiro setor, um histórico de conexão muito forte com o território e um trabalho reconhecido, de qualidade e impacto em diversas áreas que buscam contribuir para o desenvolvimento humano e comunitário local. Foram identificadas 37 organizações sociais, coletivos e movimentos que atuam em áreas como a educação, cultura, esportes, meio ambiente, agroecologia, formação de lideranças, empreendedorismo, entre outras, de forma interdisciplinar e que têm como alavanca contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, crianças e famílias que residem nesta região.
Esse conjunto de organizações oferece cerca de 50 diferentes projetos, que geram aproximadamente 2,5 mil vagas de atendimento ou participação, predominantemente crianças e adolescentes. Esse número não pode, no entanto, se considerado o total de atendimentos, pois a mesma criança ou adolescente pode participar de dois ou mais projetos. A quantificação exata das pessoas atendidas dependeria de obter e comparar as listas de participantes de todos os projetos, o que ainda não foi viável.
Como no caso das escolas, as OSCs, em sua maioria, não trabalham diretamente os temas da sustentabilidade e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ainda que suas ações estejam alinhadas com eles. A adoção explícita dos ODS e atividades voltadas para a educação e difusão de seus conceitos e conteúdos deve ser buscada por cada uma e pelo conjunto das OSCs do Jardim Canadá e região.
OSCs do Jardim Canadá e região
Organização | Localização | Atuação | Creche São Judas Tadeu | Jardim Canadá | Proteção social e educação complementar / Esporte |
Instituto de Desenvolvimento Local Integrado Casa do Jardim | Jardim Canadá | Educação complementar integrada a família e a escola / Pesquisas sobre a realidade social local |
Quik Cidadania | Jardim Canadá | Artística e sociocultural, tendo a dança e sua interface com outras linguagens artísticas |
Teia do Bem | Jardim Canadá | Educação Complementar/Assistência Social/Outras ações inclusivas |
Quadrilha São Jururu | Jardim Canadá | Quadrilha de Festa Junina |
Primeiro Ato | Jardim Canadá | Dança como instrumento de desenvolvimento humano |
Instituto Kairós | Jardim Canadá e região | Educação, meio ambiente, cultura; soberania alimentar: implementa hortas, assessoria, apoio a autogestão comunitária entre outros |
Instituto Cresce- Centro de Referência em Educação, Cultura e Sustentabilidade do Espinhaço | Vale do Sol | Educação / Cultura / Sustentabilidade |
Centro Cultural Alumia | Estoril | Educação Complementar/Saúde e bem-estar |
Cãomer | Jardim Canadá | Resgate e adoção de cães e gatos / Educação sobre cuidados com animais |
Centro de Apoio do Balneário Água Limpa | Agua Limpa (Itabirito) | Educação Complementar e Proteção Social, Assistência Social, Soberania Alimentar |
Fundação Dom Cabral | Alphaville | Educação em negócios |
Centro de Artes Suspensa e Armatux | Vale do Sol | Teatro, Apresentações, Feira |
Movimento Fechos Eu Cuido | Pasárgada/Vale do Sol | Movimento a favor da proteção da estação Ecológica de Fechos |
Espaço Social Transformar | Jardim Canadá | Educação Complementar / Cultura / Esportes / Saúde e bem-estar |
Projeto Trilhas | Retiro das Pedras | |
Associação Esportiva Bola de Fogo | Jardim Canadá/Água Limpa | Esporte e Educação / Formação e revelação de atletas |
Coletivo – Mães que ensinam (semente de empreendedorismo feminino Casa de Mãe) | Jardim Canadá | Costura e Empreendedorismo |
Rede Recriarte | Jardim Canadá | Diversos projetos ligados as ODS, liderança, empreendedorismo, cooperativismo, |
Pro Mutuca | Vale do Mutuca | Meio Ambiente |
Instituto Bacia Viva | Macacos | Meio Ambiente |
Instituto Lincoln Raso | Jardim Canadá e Faenol | Esporte e Educação |
Associação Cultural Nova Arte | Jardim Canadá e Olhos d’Água | Banda Sinfônica Comunitária |
Instituto Projeto Judô Sara | Jardim Canadá | Judô |
Projeto Social do Professor Cristiano Maia | Água Limpa | Jiu-Jitsu |
Associação Comunitária do Jardim Canadá | Jardim Canadá | Representar os direitos do cidadão e buscar melhorias para a comunidade |
Associação de Proprietários do Vale do Sol | Vale do Sol | Representar os direitos do cidadão e buscar melhorias para a comunidade |
Associação dos Condomínios Horizontais | Jardim Canadá | Representar os direitos do cidadão e buscar melhorias para a comunidade |
Associação de Moradores do Bairro Água Limpa | Água Limpa | Representar os direitos do cidadão e buscar melhorias para a comunidade |
Associação Comunitária do Bairro Água Limpa | Água Limpa | Representar os direitos do cidadão e buscar melhorias para a comunidade |
Rede Cidadã | Jardim Canadá e região | Jovem Aprendiz |
Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia (ADRA) | Jardim Canadá | Serviço de convivência do CRAS |
Instituto Casa da Mãe | Jardim Canadá | Saúde materna / Empreendedorismo feminino |
Instituto Mani | Macacos | Artesanato / Feiras |
Arca Ama Serra | Retiro das Pedras | Proteção ambiental da Serra da Calçada |
JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia | Jardim Canadá | Design / Residências artísticas |
Cães do Jardim | Retiro das Pedras | Castração de animais / Saúde e controle de animais abandonados |
OSCs que atuam no território a convite da VALE | ||
Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (ADESIAP) | Jardim Canadá | Apoio a empreendedores e empresários / Fomento ao desenvolvimento sustentável |
Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM) | Jardim Canadá/Água Limpa/Olhos D’ Água | Assessoria para a Gestão dos Comitê Sociais da Vale em diversos territórios |
Casa Oté (Impact Hub) | Jardim Canadá | Espaço de co-working, capacitações, formações para atender as demandas das organizações |
3. Parcerias entre escolas e OSCs
Ampliar parcerias e retomar os convênios entre a Secretaria Municipal de Educação e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para diversificação de atividades do programa de educação em tempo integral.
Em 2014 a Secretaria de Educação firmou um convênio com diversas organizações sociais locais para auxiliá-la na execução do projeto de educação em tempo integral no Jardim Canadá e região. Em 2015, a SEMED rompeu com os contratos já assinados para a continuidade desta parceria, deixando as organizações sociais sem recursos financeiros para cobrir os custos já incorridos para o desenvolvimento deste projeto. Desde então, a SEMED não tem realizado mais parcerias com as organizações sociais para auxiliar na educação em tempo integral.
O potencial para desenvolver parcerias que possam permitir que os alunos do Jardim Canadá e região participem de forma regular de projetos de educação integral que visam enriquecer o currículo durante o turno escolar, e que visam complementar o ensino formal durante o contraturno escolar é imenso. Recomendamos que a SEMED considere firmar convênios com as organizações sociais locais para a realização deste trabalho no Jardim Canadá região.