Até 2030, contribuir para o acesso a bolsas para o ensino superior no Jardim Canadá e região.

Adaptação local da meta 4.b dos ODS: “Até 2020 substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo disponíveis para os países em desenvolvimento, em particular, os países de menor desenvolvimento relativo, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, programas técnicos, de engenharia e científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento.”

Veja o capítulo do estudo completo referente a esta meta em pdf

  • Desafio 1

    Criar mecanismos locais para informação e inscrição para bolsas de estudo destinadas a adolescentes e jovens do Jardim Canadá e região.

    Veja mais

  • Desafio 2

    Criar formas de financiamento do ensino superior para moradores do Jardim Canadá e região, por meio de bolsas, em parceria com a iniciativa privada.

    Veja mais

O que significa essa meta?

A concessão de bolsas de estudo é um mecanismo fundamental para aumentar o acesso ao ensino superior para adolescentes e jovens de baixa renda e promover o desenvolvimento de territórios de maior vulnerabilidade. Não existem bases de informações organizadas que permitam saber quantas pessoas do Jardim Canadá e região têm acesso a essas bolsas. Neste momento, será verificado o grau de conhecimento de alunos e de educadores a respeito de oportunidades de bolsa de estudo, como forma de avaliar se esse mecanismo está presente no território.

Esta meta tem um componente:

I. Acesso a informações: o conhecimento de oportunidades e formas de acesso a bolsas de estudo é importante para que os adolescentes e jovens sejam estimulados a buscar oportunidade de ingresso no ensino superior.

O que precisamos saber?

Se os estudantes e educadores possuem informações sobre oportunidades e formas de obtenção de bolsas de estudo para o ensino superior

Questões

  1. Quantos estudantes do terceiro ano do ensino médio conhecem formas de obtenção de bolsas de estudo
  2. Como os educadores e gestores educacionais avaliam as possibilidade de acessos dos estudantes do Jardim Canadá e região a bolsas de estudo para o ensino superior

1. Núcleo de informação e inscrição

Criar mecanismos locais para informação e inscrição para bolsas de estudo destinadas a adolescentes e jovens do Jardim Canadá e região.

A criação de mecanismos de informação sobre oportunidades de bolsas de estudo para o ensino superior vai atender uma necessidade fundamental para os alunos do ensino médio no Jardim Canadá e região, além de servir como forma de estímulo ao acesso à formação superior. As conversas com grupos de estudantes do ensino médio durante a realização da pesquisa de campo mostraram desconhecimento sobre o assunto. A maioria não tinha informações. Alguns disseram que já ouviram falar do FIES, outros disseram que entendem que isto é algo que tem que fazer por conta própria, que a escola não contribui com informações neste aspecto. A desinformação revela também o baixo estímulo e consequente falta de interesse. Sinal desse desinteresse é o baixo número de alunos que participaram do ENEM, que hoje é uma das principais formas de acesso ao ensino superior (vide a Meta 7).

Voltar aos desafios

2. Concessão de bolsas locais

Criar formas de financiamento do ensino superior para moradores do Jardim Canadá e região, por meio de bolsas, em parceria com a iniciativa privada.

Além da falta de informações sobre bolsas de estudo para o ensino superior, os estudantes de ensino médio do Jardim Canadá e região podem ter dificuldades de acesso a esses mecanismos devido ao nível mais baixo de desempenho escolar. Essa situação sugere a necessidade de criar formas locais, com critérios sociais, para a concessão de bolsas. Isso poderia ser feito, por exemplo, em parceria com a iniciativa privada, na forma de um fundo para o financiamento dos estudantes da região. A existência de um mecanismo como esse irá servir, ao mesmo tempo, como forma de estímulo para os adolescentes e jovens. Essa iniciativa, para ter maior efetividade, precisaria estar ligada à criação de cursos de preparação para o ENEM, conforme proposta contida na Meta 7.

Voltar aos desafios