Até 2030, contribuir para a incorporação estrutural da Internet e das tecnologias de informação ao processo educacional nas escolas do Jardim Canadá e região.

Veja o capítulo do estudo completo referente a esta meta em pdf

  • Desafio 1

    Desenvolver projeto pedagógico e metodologias para o uso adequado das tecnologias de informação nas escolas.

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  • Desafio 2

    Capacitar educadores para uso das tecnologias de informação na sala de aula e nas atividades educacionais desenvolvidas.

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  • Desafio 3

    Prover todas as escolas de infraestrutura tecnológica, com computadores e redes seguras, conectadas com banda larga, e manutenção permanente.

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O que significa essa meta?

O uso de tecnologia e domínio da Internet são elementos fundamentais no mundo de hoje e devem estar presentes na formação dos estudantes. A exclusão digital está ligada às desigualdades sociais, já que crianças e adolescentes pobres têm menos acesso às diversas possibilidades da tecnologia contemporânea. Além disso, crianças e adolescentes precisam conhecer e saber como se proteger dos riscos do uso da Internet (exposição, abuso, exploração, manipulação, jogos etc.), o que se chama letramento digital. Isso não significa substituir o ensino tradicional totalmente por recursos eletrônicos, mas incorporar de maneira planejada e com metodologias adequadas o computador e a Internet no cotidiano da escola. São necessárias definição de objetivos e metodologia, capacitação dos educadores e, depois, disponibilização de equipamentos.

Essa meta tem três componentes:

I. Pedagógico: a definição de um modelo pedagógico para a inserção das tecnologias e da Internet no processo educacional deve ser feita antes da utilização desses recursos. As escolas e os educadores devem ter uma metodologia definida, com objetivos claros e atividades a serem desenvolvidas. O letramento digital (autoproteção dos riscos gerados na Internet) é um componente central dessa metodologia.

II. Capacitação: a absorção das tecnologias pelas escolas precisa contar com educadores capacitados para uso de computadores e Internet. Eles devem também estar preparados para a aplicação adequada da metodologia que for definida.

III. Infraestrutura: para que o uso das tecnologias seja incorporado ao cotidiano das escolas, é preciso haver número suficientes de computadores para utilização dos alunos, de acordo com o modelo pedagógico que for adotado. É fundamental que a rede de ensino conte com apoio e assistência técnica na manutenção desses equipamentos.

O que precisamos saber?

Se as escolas adotaram metodologias específicas para uso de tecnologia e Internet no processo pedagógico

Questões

  1. Quantas escolas dispõem de metodologia para uso de tecnologia e Internet e de que forma ela está integrada ao projeto político-pedagógico da instituição

Se os educadores estão capacitados para usar recursos tecnológicos dentro da metodologia definida

Questões

  1. Quantos professores em cada escolas receberam capacitação para o uso de tecnologias e Internet no processo educacional

Componente infraestrutura

Se as escolas dispõem de número suficiente de computadores para uso de seus alunos, com assistência técnica para apoio a manutenção

Questões

  1. Quais são os equipamentos de informática existentes em cada escola à disposição dos alunos
  2. Como é feita a manutenção dos equipamentos e apoio técnico para sua utilização

1. Metodologia

Desenvolver projeto pedagógico e metodologias para o uso adequado das tecnologias de informação nas escolas.

A elaboração de um plano pedagógico, com definição de metodologias específicas para o uso da Internet e da tecnologia de informação nas escolas, é indispensável para conseguir impactos positivos significativos nos processos de aprendizagem. É recomendável que a Secretaria Municipal de Educação e as próprias escolas iniciem a elaboração desse plano e suas metodologias, de forma participativa, com gestores, educadores, alunos e suas famílias.

A tecnologia de informação e os recursos eletrônicos são hoje progressivamente inseridos nas escolas de forma instrumental, como apêndices do processo de ensino já existentes. Com isso, na frase do professor Paulo Blikstein, estudioso da área na Universidade de Columbia, “você pode colocar Internet em todas as escolas e isso não quer dizer que a aprendizagem vai melhorar”.

A integração real exige a adoção de metodologias ativas, em que os alunos possam se apropriar das tecnologias por meio de experimentação, simulações e mesmo conhecimento, pelo menos básico, de programação e linguagens de informática. Para isso, a forma de ensinar as diferentes disciplinas precisa ser repensada para absorver, como metodologia, as possibilidades existentes nas tecnologias de informação.

Um ponto fundamental do uso da Internet nas escolas é o chamado letramento digital. Isso significa a capacidade de compreender, usar de forma crítica e se proteger dos riscos de fraude, abuso, exploração e fake news. O uso cada vez mais disseminado de redes sociais, principalmente com o uso de celulares, deixa principalmente crianças e adolescentes muito mais expostos a esses riscos. A escola deve ter um papel educativo central para fortalecer a proteção de seus alunos no mundo virtual.

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2. Capacitação

Capacitar educadores para uso das tecnologias de informação na sala de aula e nas atividades educacionais desenvolvidas.

Com a introdução de novos recursos eletrônicos nas escolas, os professores da rede municipal recebem treinamento para o uso dessas ferramentas – como a lousa digital, por exemplo. É preciso, no entanto, aprofundar a capacitação dos educadores para o uso pedagógico e integrado da tecnologia nos processos educacionais. A criação de um processo de formação para os professores é uma recomendação com forte conteúdo estratégico.

A maioria dos professores pertence a uma geração que, mesmo recente, não vivenciou o uso das tecnologias desde a infância, como acontece com as crianças e adolescentes que hoje frequentam as salas de aula. Isso gera insegurança e dificuldades metodológicas para os educadores. Não basta o treinamento instrumental, o saber como operar um equipamento. O docente deve ter condições de compreender e utilizar os muitos recursos educacionais e inovações que se tornam possíveis com a tecnologia. Isso inclui o domínio dessas novas linguagens, visão crítica e orientações metodológicas, numa capacitação mais aprofundada.

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3. Infraestrutura e manutenção

Prover todas as escolas de infraestrutura tecnológica, com computadores e redes seguras, conectadas com banda larga, e manutenção permanente.

A disponibilidade de computadores e acesso à Internet para os alunos aumentou significativamente nas escolas da rede municipal nos últimos anos. No Jardim Canadá e região, segundo os dados do Censo Escolar 2023, apenas a EM Benvinda Pinto Rocha não dispõe de equipamentos para os estudantes, embora tenha muitas lousas digitais. Na Escola Estadual Maria Josefina Sales Wardi, por sua vez, não há equipamentos nem Internet. Esse é um grande desafio no território, já que essa escola atende grande parte dos alunos dos anos finais do ensino fundamental e a totalidade do ensino médio. Esses estudantes estão sem nenhum acesso ao uso educacional das tecnologias de informação, o que significa uma grande fragilidade em sua formação.

Recursos de tecnologia da informação

EscolaDesktopLaptopTabletLousa digitalAcesso de Internet para alunos
EM Rubem Costa Lima42027914Sim
EM Urcino do Nascimento802797Sim
EM Cesar Rodrigues001649Sim
EM Benvinda Pinto Rocha50020Sim
EE Maria Josefina Sales Wardi1403Não
Fonte: Censo Escolar 2023/INEP/MEC

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