Até 2030, contribuir para o desenvolvimento humano e integral do aluno e uma educação para a sustentabilidade no Jardim Canadá e região.

Adaptação local da meta 4.7 dos ODS: “Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global, e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.”

Veja o capítulo do estudo completo referente a esta meta em pdf

  • Desafio 1

    Adotar a sustentabilidade e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como temas estruturados e explícitos na rede escolar.

    Veja mais

  • Desafio 2

    Adotar a sustentabilidade e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como temas estruturados e explícitos nos projetos e atividades das Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

    Veja mais

  • Desafio 3

    Ampliar parcerias e retomar os convênios entre a Secretaria Municipal de Educação e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para diversificação de atividades do programa de educação em tempo integral.

    Veja mais

O que significa essa meta?

Garantir que os processos educacionais, nas escolas e organizações sociais, promovam o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, com foco na educação para a sustentabilidade e para uma sociedade humanizada, não violenta e inclusiva. Isso requer o desenvolvimento de múltiplos conhecimentos e habilidades em cultura, direitos humanos, igualdade de gênero, cultura de paz e valorização da diversidade.

Esta meta tem dois componentes:

I. Escolas: a escola é o lugar do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Para além das disciplinas escolares (matemática, português, ciências etc.), ela deve oferecer uma educação ampla para a formação humana de seus estudantes. Isso requer incluir questões de sustentabilidade, respeito, cultura de paz, inclusão e valorização da diversidade como temas permanentes, dentro de todas as atividades escolares.

II. Organização Sociais: as organizações sociais desenvolvem atividades esportivas, culturais, recreativas, além de apoio ao aprendizado, que devem colaborar para a educação integral e o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes. A sustentabilidade e os valores humanos devem fazer parte do cotidiano de suas ações com crianças e adolescentes.

O que precisamos saber?

Componente escolas

Se as escolas adotaram a educação para a sustentabilidade e desenvolvimento humano integral de seus alunos como parte estrutural de suas ações, integrada ao currículo escolar. Isso requer planejamento, que deve estar presente no Projeto Político Pedagógico, um documento que orienta a missão, os objetivos e a proposta de atuação da escola.

Questões

  1. Quantas escolas realizam ações de educação para a sustentabilidade e desenvolvimento humano de seus alunos, de forma sistemática, como parte de seu projeto político-pedagógico

Componente organizações sociais

Se as organizações sociais desenvolvem atividades e projetos com foco na educação para a sustentabilidade e o desenvolvimento humano integral de crianças e adolescentes, nas suas diversas abordagens.

Questões

  1. Quantas e quais OSCs realizam ações de educação para a sustentabilidade e desenvolvimento humano
  2. Quantos e quais são os projetos sociais existentes para a realização de ações de educação para a sustentabilidade e desenvolvimento humano
  3. Quantos estudantes participam de projetos nas OSCs, em parceria ou não com as escolas, para a realização de ações de educação para a sustentabilidade e desenvolvimento humano

1. Sustentabilidade na rede escolar

Adotar a sustentabilidade e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como temas estruturados e explícitos na rede escolar.

As escolas municipais oferecem diversas atividades complementares aos alunos, diretamente ou em parceria com outras organizações. São ações nas áreas de esporte, artes, cultura, literatura, empreendedorismo, equidade racial, meio ambiente, entre outras. Isso colabora muito para o desenvolvimento humano e para as habilidades das crianças e adolescentes. Não existe ainda, no entanto, um foco específico para a educação para a sustentabilidade e conhecimento da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa temática poderia se tornar o foco explícito de atividades complementares oferecidas pelas escolas e seus parceiros, bem como integrar as disciplinas que são ofertadas em sala de aula.

A tabela abaixo apresenta os principais tipos de atividade desenvolvidas pelas escolas, sem incluir os projetos de reforço escolas ou aprendizagem de disciplinas como matemática e português. No total, foram contabilizados 21 projetos nas escolas municipais e três projetos na escola estadual. Deve-se levar em conta que este levantamento não é necessariamente completo, bem como alguns projetos e iniciativas são de caráter temporário. Não foi possível levantar o número total de alunos atingidos por essas iniciativas.

Atividades de desenvolvimento humano oferecidas pelas escolas

AtividadeConteúdo
BaobáEquidade racial
Minha Família também me ensinaVínculos familiares
Atividades de contra-turnoTeatro, artes plásticas, dança e dinâmicas esportivas de skate, voleibol, sorvebol e capoeira
Maleta viajante
Chá literárioLiteratura
Moeda da gentilezaRelações humanas
Parceria com a Casa do JardimCultura, lazer e esportes
Parceria com Instituto CresceMeio ambiente
Parceria com Rede Recriarte e Pro-MutucaPEA Unesco
Parceria com Vale e Faber CastellAprendizagem criativa
Parceria com Vale e Construtora SouzaEmpreendedorismo
Fonte: Pesquisa de campo (2024)

Voltar aos desafios

2. Sustentabilidade nas OSCs

Adotar a sustentabilidade e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como temas estruturados e explícitos nos projetos e atividades das Organizações da Sociedade Civil (OSCs)

No Jardim Canadá e região, existem diversas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que têm uma vasta trajetória no terceiro setor, um histórico de conexão muito forte com o território e um trabalho reconhecido, de qualidade e impacto em diversas áreas que buscam contribuir para o desenvolvimento humano e comunitário local. Foram identificadas 37 organizações sociais, coletivos e movimentos que atuam em áreas como a educação, cultura, esportes, meio ambiente, agroecologia, formação de lideranças, empreendedorismo, entre outras, de forma interdisciplinar e que têm como alavanca contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, crianças e famílias que residem nesta região.

Esse conjunto de organizações oferece cerca de 50 diferentes projetos, que geram aproximadamente 2,5 mil vagas de atendimento ou participação, predominantemente crianças e adolescentes. Esse número não pode, no entanto, se considerado o total de atendimentos, pois a mesma criança ou adolescente pode participar de dois ou mais projetos. A quantificação exata das pessoas atendidas dependeria de obter e comparar as listas de participantes de todos os projetos, o que ainda não foi viável.

Como no caso das escolas, as OSCs, em sua maioria, não trabalham diretamente os temas da sustentabilidade e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ainda que suas ações estejam alinhadas com eles. A adoção explícita dos ODS e atividades voltadas para a educação e difusão de seus conceitos e conteúdos deve ser buscada por cada uma e pelo conjunto das OSCs do Jardim Canadá e região.

 

OSCs do Jardim Canadá e região

OrganizaçãoLocalizaçãoAtuação
Creche São Judas TadeuJardim CanadáProteção social e educação complementar / Esporte
Instituto de Desenvolvimento Local Integrado Casa do JardimJardim CanadáEducação complementar integrada a família e a escola / Pesquisas sobre a realidade social local
Quik CidadaniaJardim CanadáArtística e sociocultural, tendo a dança e sua interface com outras linguagens artísticas
Teia do BemJardim CanadáEducação Complementar/Assistência Social/Outras ações inclusivas
Quadrilha São JururuJardim CanadáQuadrilha de Festa Junina
Primeiro AtoJardim CanadáDança como instrumento de desenvolvimento humano
Instituto KairósJardim Canadá e regiãoEducação, meio ambiente, cultura; soberania alimentar: implementa hortas, assessoria, apoio a autogestão comunitária entre outros
Instituto Cresce- Centro de Referência em Educação, Cultura e Sustentabilidade do EspinhaçoVale do SolEducação / Cultura / Sustentabilidade
Centro Cultural AlumiaEstorilEducação Complementar/Saúde e bem-estar
CãomerJardim CanadáResgate e adoção de cães e gatos / Educação sobre cuidados com animais
Centro de Apoio do Balneário Água LimpaAgua Limpa (Itabirito)Educação Complementar e Proteção Social, Assistência Social, Soberania Alimentar
Fundação Dom Cabral AlphavilleEducação em negócios
Centro de Artes Suspensa e ArmatuxVale do SolTeatro, Apresentações, Feira
Movimento Fechos Eu CuidoPasárgada/Vale do SolMovimento a favor da proteção da estação Ecológica de Fechos
Espaço Social TransformarJardim CanadáEducação Complementar / Cultura / Esportes / Saúde e bem-estar
Projeto TrilhasRetiro das Pedras
Associação Esportiva Bola de FogoJardim Canadá/Água LimpaEsporte e Educação / Formação e revelação de atletas
Coletivo – Mães que ensinam (semente de empreendedorismo feminino Casa de Mãe)Jardim CanadáCostura e Empreendedorismo
Rede RecriarteJardim CanadáDiversos projetos ligados as ODS, liderança, empreendedorismo, cooperativismo,
Pro MutucaVale do MutucaMeio Ambiente
Instituto Bacia VivaMacacosMeio Ambiente
Instituto Lincoln Raso Jardim Canadá e FaenolEsporte e Educação
Associação Cultural Nova Arte Jardim Canadá e Olhos d’ÁguaBanda Sinfônica Comunitária
Instituto Projeto Judô SaraJardim CanadáJudô
Projeto Social do Professor Cristiano MaiaÁgua LimpaJiu-Jitsu
Associação Comunitária do Jardim CanadáJardim CanadáRepresentar os direitos do cidadão e buscar melhorias para a comunidade
Associação de Proprietários do Vale do SolVale do SolRepresentar os direitos do cidadão e buscar melhorias para a comunidade
Associação dos Condomínios HorizontaisJardim CanadáRepresentar os direitos do cidadão e buscar melhorias para a comunidade
Associação de Moradores do Bairro Água Limpa Água LimpaRepresentar os direitos do cidadão e buscar melhorias para a comunidade
Associação Comunitária do Bairro Água LimpaÁgua LimpaRepresentar os direitos do cidadão e buscar melhorias para a comunidade
Rede CidadãJardim Canadá e regiãoJovem Aprendiz
Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia (ADRA)Jardim CanadáServiço de convivência do CRAS
Instituto Casa da MãeJardim CanadáSaúde materna / Empreendedorismo feminino
Instituto ManiMacacosArtesanato / Feiras
Arca Ama SerraRetiro das PedrasProteção ambiental da Serra da Calçada
JA.CA – Centro de Arte e TecnologiaJardim CanadáDesign / Residências artísticas
Cães do JardimRetiro das PedrasCastração de animais / Saúde e controle de animais abandonados

OSCs que atuam no território a convite da VALE
Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (ADESIAP)Jardim CanadáApoio a empreendedores e empresários / Fomento ao desenvolvimento sustentável
Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM)Jardim Canadá/Água Limpa/Olhos D’ ÁguaAssessoria para a Gestão dos Comitê Sociais da Vale em diversos territórios
Casa Oté (Impact Hub)Jardim CanadáEspaço de co-working, capacitações, formações para atender as demandas das organizações
Fonte: Pesquisa de campo (2024)

Voltar aos desafios

3. Parcerias entre escolas e OSCs

Ampliar parcerias e retomar os convênios entre a Secretaria Municipal de Educação e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para diversificação de atividades do programa de educação em tempo integral.

Em 2014 a Secretaria de Educação firmou um convênio com diversas organizações sociais locais para auxiliá-la na execução do projeto de educação em tempo integral no Jardim Canadá e região. Em 2015, a SEMED rompeu com os contratos já assinados para a continuidade desta parceria, deixando as organizações sociais sem recursos financeiros para cobrir os custos já incorridos para o desenvolvimento deste projeto. Desde então, a SEMED não tem realizado mais parcerias com as organizações sociais para auxiliar na educação em tempo integral.

O potencial para desenvolver parcerias que possam permitir que os alunos do Jardim Canadá e região participem de forma regular de projetos de educação integral que visam enriquecer o currículo durante o turno escolar, e que visam complementar o ensino formal durante o contraturno escolar é imenso. Recomendamos que a SEMED considere firmar convênios com as organizações sociais locais para a realização deste trabalho no Jardim Canadá região.

Voltar aos desafios