Até 2030, contribuir para a participação de adultos na EJA no Jardim Canadá e região.

Adaptação local da meta 4.6 dos ODS: “Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática.”

Veja o capítulo do estudo completo referente a esta meta em pdf

  • Desafio 1

    Diminuir a transferência precoce de adolescentes e jovens do ensino regular para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

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  • Desafio 2

    Identificar jovens e adultos com escolaridade incompleta no Jardim Canadá e região, estimulando a matrícula e frequência na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

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  • Desafio 3

    Aprimorar as metodologias de ensino e a capacitação dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

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O que significa essa meta?

Garantir a oportunidade de alfabetização ou de completar a educação formal dos adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio, bem como de adolescentes que abandonaram a escola. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferece alfabetização e/ou permite concluir o processo educacional de forma mais rápida, melhorando as condições de vida e de empregabilidade por meio da elevação do nível de ensino.

Esta meta tem dois componentes:

I. Demanda: a existência de jovens e adultos analfabetos ou que deixaram de concluir os estudos é um fator que limita o desenvolvimento social e pessoal. Esse grupo constitui o público alvo da Educação de Jovens e Adultos.

II. Atendimento: a oferta de vagas da EJA deve ser suficiente para atender a demanda existente no território. Além disso, são necessários mecanismos de apoio e estímulo para que os jovens e adultos se matriculem na EJA e concluam seus estudos, até o nível médio.

O que precisamos saber?

Componente demanda

Se existem jovens e adultos analfabetos ou com escolaridade incompleta, fora da escola.

Questões

  1. Número de jovens e adultos do Jardim Canadá e região que são analfabetos ou estão com o ensino incompleto e fora da escola, para avaliar a quantidade real de pessoas que deveriam cursar a EJA

Componente atendimento

Se as matrículas de EJA atendem a demanda real do território

Questões

  1. Número de matrículas de jovens e adultos, por faixa etária, na Educação de Jovens e Adultos

1. Transferência precoce

Diminuir a transferência precoce de adolescentes e jovens do ensino regular para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Educação de Jovens e Adultos no Jardim Canadá e região é hoje utilizado predominantemente como recurso alternativo para que adolescentes e jovens (entre 15 e 21 anos) possam dar continuidade ao seu aprendizado, para concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A maioria (66,47%) dos alunos matriculados na EJA tem entre 15 e 21 anos (115 alunos), 22,54% têm entre 22 e 30 anos (39 alunos) e apenas 10,99% têm 31 anos ou mais (19 alunos).

Este perfil de jovem adulto (entre 15 e 30 anos) mostra que a EJA no Jardim Canadá e região, seguindo uma tendência nacional, se tornou uma alternativa para adolescentes e jovens que foram excluídos do ensino regular em razão de reprovações e abandonos. Eles estão utilizando a EJA como forma de concluir os seus estudos de forma mais fácil e rápida. Evidentemente, isso tem impactos negativos na qualidade da formação desses alunos, que deveriam preferencialmente ter sido acolhidos e permanecido no ensino regular.  Os adultos acima de 30 anos, que teriam na EJA a oportunidade de retornar à escola para adquirir uma base mínima de formação, representam somente 10,99% da população de alunos em 2024.

Este fato precisa ser reconhecido para que a rede de educação desenvolva ações específicas de apoio aos adolescentes e jovens de 15 a 21 anos no ensino regular, evitando sua exclusão e consequente migração precoce para a EJA. Ao mesmo tempo, para rever e atualizar as metodologias pedagógicas para atender com qualidade o público de jovens adultos (22 a 30 anos), já que a conclusão do ensino médio tem impacto direto nas oportunidades de trabalho e mobilidade social.

Matrículas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) por idade

IdadeEJA fundamentalEJA médioTotal%
151010,58
161901910,98
17160169,25
1896158,67
191383922,54
20113148,09
21110116,36
Subtotal 15 a 21486711566,47
22 a 301383822,54
31 a 3029116,36
Acima de 402684,62
Total53120173100,00
Fonte: Censo Escolar INEP/MEC

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2. Identificação e atendimento da demanda

Identificar jovens e adultos com escolaridade incompleta no Jardim Canadá e região, estimulando a matrícula e frequência na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Mesmo sem dispor ainda de números exatos, é possível afirmar que a demanda potencial para a Educação de Jovens e Adultos é bem superior ao número de matrículas existentes no Jardim Canadá e região. É recomendável implantar mecanismos de busca ativa desses casos, principalmente entre as pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza, e fornecer o apoio necessário para que se matriculem e frequentem a EJA. Esta seria uma ação de grande importância para o desenvolvimento social local. Isso poderia ser feita em parceria entre Educação e Assistência Social, utilizando os registros do Cadastro Único (CadÚnico).

A quantidade de jovens e adultos fora da escola com o ensino fundamental ou médio incompletos poderá ser estimada com grande precisão quando o IBGE divulgar os dados da Amostra do Censo 2022. Para a população de baixa renda, o CadÚnico permite fazer isso imediatamente, inclusive identificando cada caso existente. Podemos estimar que no Jardim Canadá e região residam cerca de mil pessoas de 25 a 59 anos com ensino fundamental ou médio incompletos, beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) e, portanto, cadastrados no CadÚnico. Esse grupo é público alvo da EJA. Adotamos o recorte a partir de 25 anos porque o sistema de dados do Bolsa Família tem faixas etárias predefinidas. O ideal seria o recorte de 21 a 59 anos, que não é possível consultar nesse sistema.

Essa estimativa se fez pela projeção da média de Nova Lima. Na cidade toda, há 2.835 beneficiários do Bolsa Família, entre 25 e 59 anos, com ensino fundamental ou médio incompletos. Isso corresponde a 24,56% do total de beneficiários (11.545, pelos dados de agosto de 2024). Aplicando o mesmo percentual aos 4.195 beneficiários do Bolsa Família no Jardim Canadá e região, chega-se à estimativa de cerca de mil pessoas (1.030).

Cálculo do público da EJA entre beneficiários do PBF em Nova Lima

Grau de instruçãoBeneficiários de 25 a 59 anos
Sem instrução215
Fundamental incompleto1.624
Fundamental completo525
Médio incompleto471
Público da EJA2.835
Fonte: Tabulador do Cadastro Único/MDS

Cálculo do percentual do público da EJA entre todos os beneficiários do PBF em Nova Lima

A. Total de beneficiário PBF Nova Lima11.545
B. Público da EJA2.835
% correspondente ao público da EJA (B/A*100)24,56
Fonte: Tabulador do Cadastro Único/MDS

Estimativa do público da EJA no Jardim Canadá e região

C. Total de beneficiário PBF no Jardim Canadá e região*4.195
D. % correspondente ao público da EJA24,56
Público da EJA estimado no Jardim Canadá e região (C*D/100)1.030
*Fonte: CRAS Noroeste e CRAS Água Limpa

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3. Metodologia e capacitação

Aprimorar as metodologias de ensino e a capacitação dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As metodologias e técnicas pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos devem levar em conta a especificidade desse público. “Adultos aprendem de modo diferente, visto que já são independentes, desenvolvem diversos papéis sociais, com experiências e responsabilidades no trabalho, na esfera familiar e na vida social, por isso é preciso desenvolver estratégias diferenciadas e significativas que deem sentido à aprendizagem” (cf. EFAPE – Escola de Formação de Profissionais da Educação Paulo Renato Costa Souza).

A necessidade de reformulação pedagógica da EJA foi levantada por educadores durante a pesquisa de campo que realizamos. Essa reformulação implica abandonar o modelo tradicional expositivo em sala de aula para adotar as chamadas metodologias ativas, entre outras:

  • – Aprendizagem baseada em projetos e resolução de problemas, que coloquem os estudantes em ação.
  • – Atividades práticas e discussões
  • – Atuação do professor como mediador das atividades propostas
  • – Modelos híbridos com aulas presenciais e à distância

A modificação metodológica e a capacitação dos professores para atuar de uma nova maneira podem tornar a EJA mais atrativa para o público adulto, além de diminuir a grande quantidade de faltas e abandono dos estudantes.

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