Até 2030, contribuir para o desenvolvimento de habilidades técnicas e profissionais de adolescentes e jovens para entrada no mercado de trabalho e desenvolvimento do empreendedorismo no Jardim Canadá e região.
Adaptação local da meta 4.4 dos ODS: “Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.”
Veja o capítulo do estudo completo referente a esta meta em pdf
O que significa essa meta?
A transição positiva da escola para o mercado de trabalho precisa se dar com preparação e garantia dos direitos de adolescentes e jovens. Um dos principais caminhos para isso é o Programa de Aprendizagem (também conhecido como “Jovem Aprendiz”), que garante registro em carteira, horário de trabalho compatível com os estudos e preparação técnica para a atividade desempenhada na empresa. Outro caminho é dar aos adolescentes e jovens preparação adequada e apoio para obter colocação no mercado formal de trabalho ou desenvolver atividades próprias, na forma de empreendedorismo forma individual ou coletivo.
Esta meta tem dois componentes:
I. Aprendizagem: a aprendizagem, criada por lei, define uma cota mínima de vagas que as empresas devem destinar a adolescentes e jovens de 14 a 24 anos. Eles são registrados em carteira e fazem curso de capacitação profissional enquanto trabalham. Além disso, cumprem uma jornada de trabalho que permite continuar os estudos regulares, caso ainda estejam no ensino fundamental ou médio. Essa contratação é feita por intermédio de uma entidade certificadora, que realiza a capacitação e faz o acompanhamento do adolescente ou jovem contratado.
II. Preparação: para ingressar no mercado de trabalho, os adolescentes e jovens precisam dominar algumas habilidades técnicas e pessoais. Esse aprendizado específico pode ser conseguido por meio de cursos organizados em trilhas formativas, em torno de temas como relacionamento interpessoal, comunicação, informática, ética, inclusão, entre outros. Já no caminho do empreendedorismo, adolescentes e jovens precisam de formações específicas para montar e fazer a gestão de um negócio – seja individual, seja como cooperativa. Além disso, são necessários apoios técnicos e financeiros, para avaliar a viabilidade das propostas e financiar o início do funcionamento.
O que precisamos saber?
Componente aprendizagem
Se os adolescentes e jovens têm acesso a vagas de aprendiz nas empresas, com apoio de organizações certificadoras que atuam no Jardim Canadá e região
Questões
- Quantas organizações certificadoras atendem adolescentes e jovens do Jardim Canadá e região
- Quantos adolescentes e jovens do Jardim Canadá e região estão contratados como aprendiz
Componente preparação
Se os adolescentes e jovens têm acesso a programas de preparação para o mundo do trabalho e para o empreendedorismo em organizações que atuam no Jardim Canadá e região.
Questões
- Quantas organizações oferecem programa de preparação para o mundo do trabalho para adolescentes e jovens do Jardim Canadá e região
- Quantas organizações oferecem programa de preparação e apoio para o empreendedorismo para adolescentes e jovens do Jardim Canadá e região
- Quantos adolescentes e jovens do Jardim Canadá e região frequentam cursos de preparação para o mundo do trabalho
- Quantos adolescentes e jovens do Jardim Canadá e região frequentam cursos de preparação e apoio para o empreendedorismo
1. Jovem aprendiz
Promover a colocação de adolescentes e jovens do Jardim Canadá e região no mercado de trabalho por meio da Lei da Aprendizagem.
O aumento do número contratados por meio da Lei da Aprendizagem (jovem aprendiz) pode ter um efeito educacional e social significativo. Atualmente, essas oportunidades são oferecidas por meio da Rede Cidadã que, mesmo localizada no centro de Nova Lima, atende cerca de 30 adolescentes e jovens do Jardim Canadá e região. Eles participam da preparação por meio da Trilha do Conhecimento (curso teórico e formativo que acontece uma vez por semana sobre comportamento corporativo, ambiente de trabalho, inclusão digital, entre outros). Não há dados sobre quantos conseguiram de fato uma colocação no mercado. A criação de um núcleo local da Rede Cidadã ou de outra organização social que atue na formação e colocação de jovens aprendizes no mercado de trabalho (entidade certificadora) seria uma medida de grande importância.
O mercado de trabalho local também precisa ser incluído nesse esforço. Do total de 835 empresas existentes no Jardim Canadá e região (de acordo com os dados mais recentes da RAIS 2022), 208 têm sete funcionários ou mais – que é o número mínimo para que seja aplicada a exigência legal de 5% a 15% de aprendizes. Essas 208 empresas possuem ao todo 11.085 funcionários. A princípio, de acordo com a legislação, precisam empregar no mínimo 554 aprendizes (5% do total).
Empresas com sete ou mais empregados no Jardim Canadá e região
Setor | Empresas | Empregos |
Comércio e administração de imóveis, valores mobiliários, serv. técnicos | 33 | 1.669 |
Construção civil | 31 | 2.945 |
Comércio varejista | 31 | 783 |
Comércio atacadista | 20 | 502 |
Indústria de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico | 20 | 1.151 |
Serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção, redação | 14 | 245 |
Transportes e comunicação | 13 | 2.393 |
Indústria de produtos minerais não metálicos | 11 | 271 |
Industria química de produtos farmacêuticos, veterinários, perfumaria | 9 | 171 |
Indústria da madeira e do mobiliário | 7 | 224 |
Indústria metalúrgica | 4 | 191 |
Indústria da borracha, fumo, couros, peles, similares, ind. diversas | 4 | 157 |
Indústria mecânica | 4 | 273 |
Ensino | 3 | 28 |
Extrativa mineral | 2 | 48 |
Agricultura, silvicultura, criação de animais, extrativismo vegetal | 1 | 25 |
Indústria têxtil do vestuário e artefatos de tecido | 1 | 9 |
Total | 835 | 11.961 |
2. Empreendedorismo
Criar formas de apoio ao empreendedorismo para adolescentes e jovens do Jardim Canadá e região.
O apoio ao empreendedorismo para adolescentes e jovens do Jardim Canadá e região pode constituir um caminho de desenvolvimento pessoal e social, desde que seja feito de forma estruturada. Isso significa considerar o empreendedorismo como criação de empreendimentos formais e economicamente viáveis. Não se trata de considerar “bicos” ou atividades informais como formas legítimas de empreendedorismo. Isso significa propor a criação de um núcleo de empreendedorismo que contenha os elementos fundamentais:
- – Apoio à elaboração de propostas que sejam viáveis e competitivas
- – Concessão de capital semente para montagem do negócio
- – Apoio técnico (contabilidade, recursos humanos, comunicação, entre outros)
- – Acesso ao sistema bancário e a capital de giro
- – Priorização de iniciativas de caráter coletivo ou comunitário
- – Valorização de características locais e inclusiva (como economia criativa, negócios étnicos, negócios femininos)
3. Preparação para o mundo do trabalho
Promover a preparação para o mundo do trabalho, com trilhas formativas, para os adolescentes e jovens do Jardim Canadá e região.
Além das vagas de aprendizagem, adolescentes e jovens podem buscar colocação no mundo do trabalho por meio de contratos normais. Para isso, precisam ter conhecimentos e habilidades para concorrer às vagas (como atitudes, domínio de informática, comportamento corporativo, ambiente de trabalho, comunicação interpessoal, entre outras). Essa preparação pode ser feita por meio das mesmas trilhas formativas que se usam para o Jovem Aprendiz. A criação de um núcleo local da Rede Cidadã ou o estabelecimento de uma organização social com os mesmos fins, como proposto no Desafio 1 acima, pode cumprir também este papel. Ela poderia ao mesmo tempo encaminhar para vagas obrigatórias de aprendizagem, como para vagas comuns (dependendo do perfil e situação de dada adolescente e jovem). Também aqui, há a necessidade de envolver as empresas locais, para que haja valorização de contratação de moradores do Jardim Canadá e região.