Até 2030, contribuir para o acesso, permanência e formação de qualidade no ensino superior, ensino técnico e ensino profissionalizante no Jardim Canadá e região.
Adaptação local da meta 4.3 dos ODS: “Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres a educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade.”
Veja o capítulo do estudo completo referente a esta meta em pdf
O que significa essa meta?
O Jardim Canadá é um polo econômico relevante em Nova Lima, com a presença de 853 empresas, que geram 9.066 empregos, segundo os dados mais recentes disponíveis na RAIS, de 2021. Há empregos em indústria, comércio, serviços e atividades técnicas, para os quais, em muitos casos, é requerida formação técnica ou superior. Isso significa que ter acesso a essas formações é uma estratégia fundamental para que os moradores do território possam integrar esse complexo econômico e produtivo, com empregos de qualidade.
Esta meta tem dois componentes:
I. Ensino técnico profissionalizante: O ensino técnico profissionalizante pode ser integrado ao ensino médio ou concomitante/posterior. É uma formação de nível médio, o que garante ao mesmo tempo condições para ingresso no mercado de trabalho, bem como para a continuidade dos estudos em nível superior. A primeira barreira existente no Jardim Canadá é a ausência de oferta de vagas. Não há no território nenhum curso técnico profissionalizante de ensino médio.
II. Acesso ao ensino superior: O ensino superior também não tem oferta local de vagas. Mas, neste caso, as barreiras de acesso tendem a ser mais de ordem social e de formação. Será preciso, com base nos dados do Censo do IBGE, levantar o grau de acesso ao ensino superior da população residente no Jardim Canadá e região e, como aprofundamento necessário, compreender as questões do território que dificultam ou podem favorecer tal acesso.
O que precisamos saber?
Componente ensino técnico profissionalizante
Se os adolescentes e jovens do Jardim Canadá e região têm acesso ao ensino técnico profissionalizante
Questões
- Número de adolescentes e jovens, por faixa etária, matriculados em ensino técnico profissionalizantes
- Número de adolescentes e jovens, por faixa etária, que concluíram ensino técnico profissionalizantes
Componente ensino superior
Se os adolescentes e jovens do Jardim Canadá e região têm acesso ao ensino superior
Questões
- Número de adolescentes e jovens, por faixa etária, matriculados em ensino superior
- Número de adolescentes e jovens, por faixa etária, que concluíram ensino superior
1. Ensino técnico profissionalizante
Implantar ensino técnico-profissionalizante no Jardim Canadá e região, criando vagas para os adolescentes e jovens do território.
O Jardim Canadá e região conta com 835 empresas responsáveis por gerar 11.961 empregos formais, segundo os dados de 2022, os mais recentes disponíveis na RAIS. Ao mesmo tempo, não existe no território oferta de cursos técnicos-profissionalizantes que capacitem os jovens da região a disputar vagas nesse grande mercado de trabalho. A implantação de uma unidade de educação técnica-profissionalizante com cursos gratuitos poderia gerar um impacto positivo significativo nas condições sociais desta região.
A diversidade de setores produtivos abre oportunidades para técnicos em edificação, hidráulica e elétrica, demanda da construção civil; eletrotécnica, eletromecânica e química para o setor industrial; técnicos administrativos e de contabilidade, para as empresa em geral, além de diversas outras especializações. A análise do mercado local, a ser aprofundada, deverá ser levada em conta na definição da oferta de cursos técnicos no Jardim Canadá e região.
Empresas e empregos no Jardim Canadá e região
Setor | Empresas | Empregos |
Construção civil | 80 | 2.998 |
Transportes e comunicações | 34 | 2.410 |
Comércio e administração de imóveis, valores mobiliários, serv. técnicos | 172 | 1.769 |
Indústria de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico | 58 | 1.217 |
Comércio varejista | 200 | 1.068 |
Comércio atacadista | 71 | 589 |
Serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção, redação | 81 | 343 |
Indústria de produtos minerais não metálicos | 19 | 292 |
Indústria mecânica | 8 | 285 |
Indústria da madeira e do mobiliário | 16 | 245 |
Indústria química de produtos farmacêuticos, veterinários, perfumaria | 20 | 200 |
Indústria metalúrgica | 14 | 197 |
Indústria da borracha, fumo, couros, peles, similares, ind. diversas | 9 | 172 |
Extrativa mineral | 2 | 48 |
Ensino | 5 | 30 |
Indústria têxtil do vestuário e artefatos de tecidos | 8 | 29 |
Agricultura, silvicultura, criação de animais, extrativismo vegetal | 5 | 28 |
Serviços médicos, odontológicos e veterinários | 12 | 23 |
Indústria do material elétrico e de comunicações | 5 | 12 |
Instituições de crédito, seguros e capitalização | 11 | 5 |
Serviços industriais de utilidade pública | 3 | 1 |
Indústria do material de transporte | 1 | 0 |
Indústria do papel, papelão, editorial e gráfica | 1 | 0 |
Total | 835 | 11.961 |
2. Informação, orientação e apoio
Criar mecanismos de informação, orientação e apoio para adolescentes e jovens sobre oportunidades e acesso ao ensino técnico-profissionalizante.
Além de não contar com cursos no próprio território, os adolescentes e jovens do Jardim Canadá e região não recebem informações e estímulo para buscarem oportunidades de formação técnica profissional. Nos grupos ouvidos durante a pesquisa de campo, adolescentes e jovens demonstraram pouco interesse e conhecimento sobre o assunto. Na EE Maria Josefina Sales Wardi, a diretora informou que apenas 10 alunos estão fazendo algum curso técnico concomitante ao ensino médio.
Essa situação torna recomendável implantar projetos de informação, estímulo e apoio aos adolescentes e jovens para aumentar seu acesso a cursos técnicos-profissionalizantes. Esse apoio deveria incluir tanto a preparação para realização de provas de admissão nos cursos, como apoio financeiro (bolsas) para custear deslocamentos para escolas distantes do Jardim Canadá e região e despesas associadas (como alimentação, por exemplo).
3. Preparação para ingresso no nível superior
Implantar cursos ou ações dentro da escola para preparação dos estudantes do ensino médio prestarem o ENEM e outros processos de seleção para o ensino superior.
A criação de cursos preparatórios gratuitos para o ENEM e vestibulares, bem como ações de estímulo ao ingresso no ensino superior, são recomendações prioritárias para o Jardim Canadá e região. Os níveis baixos de aprendizagem e o desinteresse dos alunos da EE Maria Josefina Sales Wardi, a única que oferece ensino médio na região, são barreiras de acesso ao ensino superior. Para superá-las estruturalmente, são necessários vários aperfeiçoamentos na própria escola, para elevar seu nível de ensino. De forma imediata, no entanto, é possível tentar suprir as deficiências por meio de cursos preparatórios e ações de estímulo.
Em 2023, apenas 10 alunos da EE Maria Josefina Sales Wardi participaram do ENEM. As notas médias em cada área de conhecimento e na média geral foram as piores entre as cinco escolas de ensino médio de Nova Lima. Todas as escolas de ensino médio da cidade tiveram número reduzido de participantes. Na média geral, todas ficaram abaixo da média nacional e da nota de corte do SISU. Apenas a EE Maria Josefina Sales Wardi ficou também abaixo da nota de corte do PROUNI.
Desempenho no ENEM 2023
Escola | LC | CH | CN | MT | Redação | Média geral | Participantes |
EE Josefina Wanderley Azeredo | 517,4 | 513,9 | 514,2 | 518,8 | 581,1 | 529,1 | 18 |
EE Augusto de Lima | 524,2 | 525,5 | 489,1 | 550,4 | 551,6 | 528,2 | 38 |
EE João Felipe da Rocha | 522,1 | 523,1 | 482,1 | 528,3 | 540,0 | 519,1 | 25 |
EE Deniz Vale | 509,0 | 519,2 | 479,4 | 521,7 | 542,5 | 514,4 | 16 |
EE Maria Josefina Sales Wardi | 488,7 | 473,1 | 478,0 | 492,9 | 520,0 | 490,5 | 10 |
Média Nacional | 516,2 | 522,0 | 497,4 | 534,9 | 641,6 | 542,42 | |
Nota de corte do SISU | 569,62 | ||||||
Nota de corte do PROUNI | 509,42 |
(LC-linguagens e códigos, CH-ciências humanas, CN-ciências da natureza, MT-matemática)